Categories: Sem categoria

Ansiedade: Pensamentos Cansam? (Transtorno de Ansiedade Generalizada Segundo Critérios de Diagnóstico do CID 10)

Ansiedade: Pensamentos Cansam?

O maior vilão da ansiedade pode ser o pensamento, ou melhor, uma chuva de pensamentos que cansam. Excessiva preocupação que algo dê errado, pensa muito em formas de evitas o insucesso. Muitas vezes os pensamentos te consomem tanto que a gestão do tempo fica comprometida. Outra característica é o medo excessivo de atrasar (atrasar uma entrega, uma chegada, uma data, não atingir a meta até a data estipulada) Dorme e acorda com medo, ou, por vezes, nem consegue dormir, faz tudo correndo, acorda ou dorme acelerado, não descansa.

Ufa, que cansativo, muitas pessoas não sabem o esforço que está fazendo. Vamos lá entender se é uma ansiedade ou um transtorno de ansiedade generalizado.

Lembre-se: Todo o diagnóstico deve ser feito por um especialista. Caso perceba que você se identifica com alguns dos sintomas descritos abaixo, procure um psicólogo ou outro especialista da área. Explorar o entendimento sobre casa sintoma, sua intensidade, frequência, e como esse sintoma age em cada pessoa é essencial para o tratamento.

                                                                   Transtorno de Ansiedade Generalizada

  1. Ansiedade e preocupação excessiva (expectativa apreensiva), ocorrendo na maioria dos dias por pelo menos 6 meses, nos diversos eventos ou atividades (tais como desempenho escolar ou profissional).
  2. O indivíduo considera difícil controlar a preocupação.
  3. A ansiedade e a preocupação estão associadas com três (ou mais) dos seguintes sintomas, presentes na maioria dos dias nos últimos 6 meses. Nota: Apenas um item é exigido para crianças.

(1) inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele

(2) fatiga

(3) dificuldade em concentrar-se ou sensações de “branco” na mente

(4) irritabilidade

(5) tensão muscular

(6) perturbação do sono (dificuldades em conciliar ou manter o sono, ou sono insatisfatório e inquieto).

  1. O foco da ansiedade ou preocupação não se refere a ter um Ataque de Pânico, ou ficar embaraçado em público (como na Fobia Social), ou ser contaminado (como no Transtorno Obsessivo-Compulsivo). E. A ansiedade, a preocupação ou os sintomas físicos causam sofrimento significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo. F. A perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (droga de abuso, medicamento) ou de uma condição médica geral (por ex., hipertireoidismo).
Clinica de Psicologia Dias Para Viver

Psicólogos em diversas regiões de SP, todos experientes e com atendimento das 7h às 22h, além dos sábados. Reconstruir às vezes é necessário e buscar o equilíbrio físico, mental e espiritual é base do nosso tratamento, com o foco no: Pensar, sentir e agir. O pensamento nos leva a sentir algo e esse sentimento nos conduz a uma ação. Antes de sermos profissionais, somos seres humanos. Amamos o que fazemos e nos dedicamos em estudar constantemente, ler, participar de congressos e simpósios, e trazer a melhor solução para cada um, individualmente, Ainda que seja a mesma doença, entendemos que as pessoas são diferentes, têm histórias de vidas diferentes e merecem atenção e acolhimento, olhando nos olhos delas, entendendo a dor, o conflito dela. Esperamos poder ajudar seja: Ansiedade, Depressão, TOC, Transtornos, Pânico, Compulsão, Dependência, Dificuldades em geral.

Share
Published by
Clinica de Psicologia Dias Para Viver

Recent Posts

Auto estima (baixa) pode provocar depressão?

Começamos refletindo: Você se sente valorizado (a)  e importante? Se a resposta for sim, você…

3 anos ago

Saúde Mental e Janeiro Branco

  A sensibilidade do assunto nos convida a trazer cada vez mais reflexões, e novas…

4 anos ago

Síndrome do Impostor – Eu não sou nada disso!

Síndrome do impostor Você se sente uma mentira? Uma farça? Acha que engana os outros,…

5 anos ago

Automutilação em crianças e adolescentes: o que precisamos saber

https://pebmed.com.br/automutilacao-em-criancas-e-adolescentes-o-que-precisamos-saber/ Home / Colunistas / Automutilação em crianças e adolescentes: o que precisamos saber Automutilação…

5 anos ago

Os mesmos sintomas e diferentes diagnósticos: Depressão, Anemia, Vitamina “D”, Diabetes, Ansiedade.

 Vamos entender isso?  “Doutor, o que eu tenho? Sinto cansaço, desânimo e é um sacrifício…

6 anos ago