Categories: Sem categoria

Síndrome Do Pânico – O Medo de Morrer (Segundo Critérios de Diagnóstico do CID 10)

Síndrome do Pânico: Conjunto de Sintomas físicos e psíquicos sem causa aparente (levando  ao medo de morrer )

 A síndrome do pânico é um transtorno de ansiedade que gera ataques de medo intenso. As crises são rápidas, mas são horríveis, e a pessoa vai tendo medo de ter a crise, com isso, passa a evitar situações que possam desencadeá-las. Não adianta falar, a pessoa vai acreditar no coração dela que ela sente palpitar ou em uma pessoa que fale que está tudo bem? Certamente ela vai acreditar no que está sentindo.

Outra característica dessa doença emocional  é a constante procura de doença física grave. A pessoa passa a ter medo de qualquer sintoma físicos, sempre acreditando que por trás do sintoma pode existir uma grave doença. É comum a pessoa fazer diversos exames, ir em diferentes médicos da mesma especialidade e estar com um grande número de exames.

10 Sintomas: Medo de Morrer, Palpitações no Coração, Coração acelerado, Suor, Dificuldade de Respirar, Respiração Ofegante, Desespero, Pensamentos de Morte, Medo de ficar Só e de lugares, Dor ou Pressão na Cabeça.

Lembre-se: Todo o diagnóstico deve ser feito por um especialista. Caso perceba que você se identifica com alguns dos sintomas descritos abaixo, procure um psicólogo ou outro especialista da área. Explorar o entendimento sobre casa sintoma, sua intensidade, frequência, e como esse sintoma age em cada pessoa é essencial para o tratamento. 

A característica essencial de um Ataque de Pânico é um período distinto de intenso medo ou desconforto acompanhado por pelo menos 4 dos 13 sintomas físicos citados abaixo. O ataque tem um início súbito e aumenta rapidamente, atingindo um pico em geral em 10 minutos e é acompanhado por um sentimento de perigo ou catástrofe iminente.

Os 13 sintomas físicos são os seguintes:

1 – palpitações ………………………………………………………………………………………………………………………………… (   ) ________________________________________________________________________________________ 2 – sudorese ……………………………………………………………………………………………………………………………………. (   ) ________________________________________________________________________________________ 3 – tremores ou abalos. …………………………………………………………………………………………………………………….. (   ) ________________________________________________________________________________________ 4 – sensações de falta de ar ou sufocamento ……………………………………………………………………………………….. (   ) ________________________________________________________________________________________ 5 – sensação de asfixia………………………………………………………………………………………………………………………. (   ) ________________________________________________________________________________________ 6 – dor ou desconforto no tórax………………………………………………………………………………………………………….. (   ) ________________________________________________________________________________________ 7 – náusea ou desconforto abdominal…………………………………………………………………………………………………. (   ) ________________________________________________________________________________________ 8 – tontura ou vertigem…………………………………………………………………………………………………………………….. (   ) ________________________________________________________________________________________ 9 – sensação de não ser ela(e) mesma(o) …………………………………………………………………………………………… (   ) ________________________________________________________________________________________ 10 – medo de perder o controle ou de “enlouquecer”…………………………………………………………………………… (   ) ________________________________________________________________________________________ 11 – medo de morrer………………………………………………………………………………………………………………………. (   ) ________________________________________________________________________________________ 12 – formigamentos……………………………………………………………………………………………………………………….. (   ) ________________________________________________________________________________________ 13 – calafrios ou ondas de calor………………………………………………………………………………………………………. (   ) ________________________________________________________________________________________

Outros

Clinica de Psicologia Dias Para Viver

Psicólogos em diversas regiões de SP, todos experientes e com atendimento das 7h às 22h, além dos sábados. Reconstruir às vezes é necessário e buscar o equilíbrio físico, mental e espiritual é base do nosso tratamento, com o foco no: Pensar, sentir e agir. O pensamento nos leva a sentir algo e esse sentimento nos conduz a uma ação. Antes de sermos profissionais, somos seres humanos. Amamos o que fazemos e nos dedicamos em estudar constantemente, ler, participar de congressos e simpósios, e trazer a melhor solução para cada um, individualmente, Ainda que seja a mesma doença, entendemos que as pessoas são diferentes, têm histórias de vidas diferentes e merecem atenção e acolhimento, olhando nos olhos delas, entendendo a dor, o conflito dela. Esperamos poder ajudar seja: Ansiedade, Depressão, TOC, Transtornos, Pânico, Compulsão, Dependência, Dificuldades em geral.

Share
Published by
Clinica de Psicologia Dias Para Viver

Recent Posts

Auto estima (baixa) pode provocar depressão?

Começamos refletindo: Você se sente valorizado (a)  e importante? Se a resposta for sim, você…

3 anos ago

Saúde Mental e Janeiro Branco

  A sensibilidade do assunto nos convida a trazer cada vez mais reflexões, e novas…

4 anos ago

Síndrome do Impostor – Eu não sou nada disso!

Síndrome do impostor Você se sente uma mentira? Uma farça? Acha que engana os outros,…

5 anos ago

Automutilação em crianças e adolescentes: o que precisamos saber

https://pebmed.com.br/automutilacao-em-criancas-e-adolescentes-o-que-precisamos-saber/ Home / Colunistas / Automutilação em crianças e adolescentes: o que precisamos saber Automutilação…

5 anos ago

Os mesmos sintomas e diferentes diagnósticos: Depressão, Anemia, Vitamina “D”, Diabetes, Ansiedade.

 Vamos entender isso?  “Doutor, o que eu tenho? Sinto cansaço, desânimo e é um sacrifício…

6 anos ago