Categories: Sem categoria

Ansiedade: Pane no sistema, alguém me desconfigurou (2)

Se eu perguntar: Você tem ansiedade? Acredito você falará que sim. É uma ansiedade normal ou resultado de uma doença: Ansiedade generalizada?

 

Você sabe se sua ansiedade é resultante de uma característica de sua personalidade ou se ela faz parte do diagnóstico de transtorno de ansiedade generalizada? ou seja, sabe se sua a ansiedade deve ser tratada? Como identificar?

 

Bem, constantemente tem pensamentos que cansam? Parece que a mente trabalha até dormindo? Ou, frequentemente come em excesso, ou perde a fome por causa da ansiedade? Além disso, quando está muito ansioso você se perde no tempo, faz, faz, faz, e parece que não saiu do lugar, ou não sabe o que fazer primeiro, ou ainda, começa fazer tudo e não termina nada?

Se sua resposta foi sim, entendemos que a intensidade de sua ansiedade talvez mereça uma atenção maior para a busca do controle.

Frases abaixo que ouvi diversas vezes no consultório, para algum tipo de ansiedade (Fobia, Pânico, TAG, etc)

– Meu pensamento não pára, me cansa pensar tanto, até dói a cabeça (acordo cansado, como se não tivesse dormido).

– Não posso errar, se eu errar, vou ser humilhado. (já começa com boca seca, rosto pimentão, parece que a voz vai falhar a qualquer momento).

– Eu sei que eu não vou conseguir e vou passar por ridículo (imagino um final trágico, e cada segundo que passa, passam também mil medos na minha cabeça).

– E se não der certo? (Vem mil pensamentos das coisas dando errado, até dói o coração)

– Quer ver que vai acontecer logo comigo (esperando a cada segundo a catástrofe acontecer)

– E se esse avião cair? (cada movimento parece que vai ser agora, seu coração bate forte, dispara)

– Não vejo  hora de chegar logo o dia, não consigo pensar em outra coisa.

CONTATO Contato

Vamos pensar em 4 sinais de ansiedade preocupante:

1- Preocupação Excessiva (Lixo mental)

Se preocupar demais com as coisas do dia a dia, grandes ou pequenas. Mas o que significa “demais”?

Produzir lixos mentais, ter pensamentos ansiosos persistentes em quase todos os dias da semana, por seis meses. E a ansiedade tem que ser tão forte a ponto de interferir no seu dia-a-dia e estar acompanhada de sintomas notáveis, como fatiga, taquicardia, sudorese, entre outros. O emocional fica descompensado, os seus pensamentos te fazem refém,  do medo, da situação, da expectativa que chegue logo o dia… É um tormento!

“A distinção entre transtorno da ansiedade e ansiedade normal é se suas emoções estão causando muito sofrimento e disfunção”, diz Sally Winston, PhD, co-diretor do transtorno da ansiedade e estresse do instituto de Maryland-EUA.

Dica: Faça exercícios mentais, distrair os pensamentos.

Está muito forte, não está conseguindo provocar bons pensamentos? Tente fazer atividades que vão te causar bem estar: natação, ioga, orrer, caminhar, cantar, dançar. Ainda assim não deu certo?

Busque a psicoterapia cognitivo comportamental

 

2- Problemas de sono

Se você perceber que frequentemente se deita e demora para pegar no sono, ou acorda diversas vezes à noite, ou ainda, acorda super cansado e com dificuldade de abrir os olhos, pode ser um sinal de transtorno da ansiedade.

Segundo algumas estimativas, Metade de todas as pessoas com transtorno da ansiedade generalizada experimentam problemas com sono.

Dica: Faça a higiene do sono : http://www.sono.com.br/node/34

3- Medos Irracionais

Você já sentiu aquele medo tão forte, que parece que você faz qualquer coisa para se esquivar daquilo, correndo até riscos, ou tendo prejuízos.

Se o medo se torna opressivo, disruptivo e muito fora de proporção do real risco envolvido, então é um sinal de fobia.

Apesar das fobias serem incapacitantes, elas não são óbvias à todo instante. De fato, elas não podem vir à tona até que você enfrente uma situação específica e descobre que você é incapaz de superar o seu medo. Uma pessoa que tem medo de cobras pode passar anos sem ter problema, até que resolva ir acampar e se depara com a possibilidade de ver uma cobra.

Dica: Tente fazer o enfrentamento ao medo, muito aos poucos. Caso não consiga, faça a psicoterapia cognitiva comportamental com dissensibilização do medo.

4- Tensão muscular

A tensão muscular quase constante, quer se trate de apertar sua mandíbula, tensão dos ombros, ou pescoço duro, muitas vezes é resultante do transtorno de ansiedade. Este sintoma pode ser tão persistente e generalizado que as pessoas que viveram com isso por um longo tempo pode até parar de perceber o sintoma.

Sempre que passar por uma situação muito difícil, é importante buscar a compensação no relaxamento, na produção de serotonina, na compreensão dos fatos, na busca por soluções. Uma psicoterapia também é o ideal para saber o que fazer para diminuir a tensão frente às dificuldades do dia a dia.

O exercício regular pode ajudar a manter a tensão muscular sob controle.

*************************************************************************************************

Se identificou, o que fazer?

  • Psicoterapia Cognitivo Comportamental, é um tratamento que trabalha com o entendimento da mente, dos pensamentos distorcidos, das crenças que você adquiriu e que te limitam a seguir em frente. Após entender seus bloqueios e os gatilhos que te levam a sentir a ansiedade desproporcional à situação, os psicólogos usam técnicas de mudança de comportamento.
  • CONTATO

Então, começam com o pensamento (geralmente catastróficos) que levam a um sentimento (negativo) e, consequentemente, esse sentimento te leva ao comportamento (inadequado ou evitativo).

Dicas que ajudam:

  • Exercícios de respiração – aprender a respirar vai te ajudar a buscar o controle da situação, no momento do “stress”.
  • Dança – te solta, tira a tensão causada nos momentos de pânico.
  • Teatro – Expressa emoções e sentimentos, muitas vezes contidos no momento do “stress”
  • Natação – a água propicia o relaxamento do musculatura e promove maior produção de serotonina, substância do bem estar.

 

Espero mais uma vez ter contribuído em seu bem viver,

 

Nos vemos em breve,

 

Por Ednea Dias

Clínica de Psicologia: Terapia Cognitiva Comportamental

Horário de Atendimento flexível, até às 22h, e aos sábados, com agenda para essa semana ainda, nos chame no WhatsApp!

Telefone:    11 3533 1124

WhatsApp: 11 9 8493 4223

Em diversas regiões de SP (São Judas, Jabaquara, Conceição, Itaim, Vila Sônia, Tatuapé, Carrão, Santana, SBC, Paulista, Santo Andre, ABCD)

 Esquecimento, Conflitos Internos?
 Falta de Sono ou Sonolência?
 Apatia? Diminuiu a Libido?
 Sem vontade de Viver? Vontade e morrer?
 Sem vontade de fazer as coisas como antes?
 Dificuldade em iniciar ou manter um relacionamento ?
 Desentendimentos em casa? No Trabalho?                                                                                                           Ejaculação Precoce? Dificuldade de manter a ereção?                                                                             Depressão, Angústia, Solidão, Culpa?
 Ansiedade? Não Pára de Pensar? Os Pensamentos te Cansam? (TAG)?
 Ora Muita Tristeza e Ora Muita Alegria (transtorno de humor)?
 Medo ou Medos, Fobia, Pânico, Vergonha?
 Falta de Apetite ou Come em Excesso?
 Tristeza Profunda, Desânimo ? Se Sente Confuso?
 Irritabilidade, Intolerância, Impaciência?                                                                                                             Desorganização? Desorientação? Medo de Explodir?
 Faz as Coisas por Fazer? Não Tem Motivação?
 Se Sente Inquieto? Inseguro?
 Não Consegue Se Concentrar?
 Queda Excessiva de Cabelo? Alergias? Dores? Doenças?
 Forte Cansaço? A Vida Está Muito Difícil?
 Bulimia? Anorexia?

 

Leia Também:

Ansiedade: Pensamentos Cansam? (Transtorno de Ansiedade Generalizada Segundo Critérios de Diagnóstico do CID 10)

 

Penso demais… Da Obsessão à Indiferença

PANE NO SISTEMA, ALGUÉM ME DESCONFIGUROU…PÂNICO/ANSIEDADE

 

 

Sou ansioso e só por isso preciso de psicólogo?

http://draanabeatriz.com.br/portfolio/mentes-ansiosas-intro/

 

 

Clinica de Psicologia Dias Para Viver

Psicólogos em diversas regiões de SP, todos experientes e com atendimento das 7h às 22h, além dos sábados. Reconstruir às vezes é necessário e buscar o equilíbrio físico, mental e espiritual é base do nosso tratamento, com o foco no: Pensar, sentir e agir. O pensamento nos leva a sentir algo e esse sentimento nos conduz a uma ação. Antes de sermos profissionais, somos seres humanos. Amamos o que fazemos e nos dedicamos em estudar constantemente, ler, participar de congressos e simpósios, e trazer a melhor solução para cada um, individualmente, Ainda que seja a mesma doença, entendemos que as pessoas são diferentes, têm histórias de vidas diferentes e merecem atenção e acolhimento, olhando nos olhos delas, entendendo a dor, o conflito dela. Esperamos poder ajudar seja: Ansiedade, Depressão, TOC, Transtornos, Pânico, Compulsão, Dependência, Dificuldades em geral.

Recent Posts

Auto estima (baixa) pode provocar depressão?

Começamos refletindo: Você se sente valorizado (a)  e importante? Se a resposta for sim, você…

3 anos ago

Saúde Mental e Janeiro Branco

  A sensibilidade do assunto nos convida a trazer cada vez mais reflexões, e novas…

4 anos ago

Síndrome do Impostor – Eu não sou nada disso!

Síndrome do impostor Você se sente uma mentira? Uma farça? Acha que engana os outros,…

5 anos ago

Automutilação em crianças e adolescentes: o que precisamos saber

https://pebmed.com.br/automutilacao-em-criancas-e-adolescentes-o-que-precisamos-saber/ Home / Colunistas / Automutilação em crianças e adolescentes: o que precisamos saber Automutilação…

5 anos ago

Os mesmos sintomas e diferentes diagnósticos: Depressão, Anemia, Vitamina “D”, Diabetes, Ansiedade.

 Vamos entender isso?  “Doutor, o que eu tenho? Sinto cansaço, desânimo e é um sacrifício…

6 anos ago