Categories: Sem categoria

Me descobrindo. (Com 3 atividades)

Me descobrindo… (Com 3 atividades)

Na série “Lost”, um avião cai em uma ilha deserta e logo um grupo de passageiros precisa lutar para sobreviver. Viverão muitos dramas e vamos descobrir o poder de criatividade, como cada um lida sob pressão, com o desconhecido além das necessidades de cada um e o que cada um é capaz de fazer por si só ou pelo outro, com dramas, ansiedades, angústias e frustrações.

No filme “A lagoa azul” os 2 personagens adolescentes, perdidos numa ilha, imaturos e sem exemplos para seguirem, tiveram que aprender instintivamente,  foram se descobrindo com o passar dos dias, através de acertos e erros.

Já nosso querido Tom Hanks, interpretou em “Náufrago”, um adulto, perdido, sozinho, ou com seu amigo bola “Wilson”,  já conhecia estratégias da vida, e aprendeu a extrair do ambiente o que era possível, dentro do conhecimento que já tinha, para enfrentar o desafios de uma ilha deserta.

Seja em grupo, em dupla ou só. Vamos falar sobre estarmos perdidos, nos desconhecermos.

Não precisamos estar numa ilha deserta para nos descobrirmos. Aqui, cheios de opções, parece que vivemos momentos em que nos sentimos muito perdidos. Não estou bem, mas não sei falar o que me incomoda. Isso não está ligado a bens materiais, às vezes temos “tudo” que precisamos, e nos sentimos muito insatisfeitos. Outras pessoas, vivem a realidade de não ter muita coisa, mas o que tem deveria ser suficiente para viver bem, o que não acontece.

Então, não é o que temos, mas sim como utilizamos o que temos. Muitas pessoas, com muito menos, vivem bem. Ai vai outra dica: o que temos não se trata de coisas materiais, está relacionado com: como processamos todos os acontecimentos de nossas vidas em nossa mente. Às vezes mente mente, sabia, traz doses altas de dramas, ansiedades, angústias e frustrações

Na Terapia Cognitivo Comportamental focamos no Pensar, Sentir e Agir.

Pensar: “A maneira como as pessoas interpretam os eventos influencia diretamente a emoção e o comportamento.” (Beck, 1976)

Assim, as pessoas podem viver um mesma situação, mas cada um processa de uma maneira diferente, pois está relacionada com seu histórico, com suas vivências.

Vamos buscar a compreensão dos fatos para entender melhor como somos, como funcionamos, quais os mecanismos de defesa que usamos, etc.

Frases ouvidas no consultório:

“ Fui visitar um amigo na UTI e sonhei estar no lugar dele. Sem cobranças, sem problemas para resolver, podendo ver netflix o dia inteiro…”

“ Queria entrar em coma para não pensar em nada…”

“ Ai que vontade de sumir… fugir para uma ilha deserta onde ninguém me achasse lá.”

                   Sentir: “Não são as coisas que nos perturbam, mas a visão que temos dessas coisas.” (Epíctetos, id.C.)

 

 

Bem, podemos começar a falar da exaustão, da dificuldade de administrar um tema por vez. Do cansaço físico e mental que acometem alguns. Por que será que as pessoas conseguem viver muitos anos administrando bem os acontecimentos do dia a dia até chegar no momento que se cansa fortemente de pensar nessas soluções.

Será que isso é normal ou estou precisando de férias? Já peguei férias e 1 semana depois estava igual.

É difícil saber o que fazer nesse momento. A pessoa começa a fazer coisas que se desconhece, agindo de maneira impaciente com situações e pessoas, mostrando-se irritada,  de forma ríspida com os outros, se cansando para quase tudo, se desanimando. Então pensa: O que está acontecendo comigo? Eu não sou assim! Mas não consigo mais ter paciência.

Agir:  “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.” (Aristóteles)

Vamos então, pensar se você se identifica com alguns sintomas. Coloque sim ou não:

(___) ✓ Esquecimento, Memória falha, Conflitos Internos?
(___) Falta de Sono ou Sonolência?
(___) Desânimo, Apatia? Diminuiu a Libido?
(___) Sem vontade de Viver? Vontade e morrer?
(___) Sem vontade de fazer as coisas como antes? Não sente prazer no que faz?
(___) Dificuldade em iniciar ou manter um relacionamento ?
(___) Desentendimentos em casa? No Trabalho? Na faculdade/escola?                                            (___) Ejaculação Precoce? Dificuldade de manter a ereção?                                           (___) Depressão, Angústia, Solidão, Mágoa, Culpa?
(___) Ansiedade? Não Pára de Pensar? Os Pensamentos te Cansam?
(___) Ora Muita Tristeza e Ora Muita Alegria (transtorno de humor)?
(___) Medo ou Medos, Fobia, Pânico, Vergonha, Timidez?
(___) Falta de Apetite ou Come em Excesso?
(___) Tristeza Profunda, Desânimo ? Se Sente Confuso?
(___) Irritabilidade, Intolerância, Impaciência?                                                                (___) Desorganização? Desorientação? Medo de Explodir?
(___) Faz as Coisas por Fazer? Não Tem Motivação?
(___) Se Sente Inquieto? Inseguro?
(___) Não Consegue Se Concentrar?
(___) Queda Excessiva de Cabelo? Dores? Doenças?
(___) Forte Cansaço? A Vida Está Muito Difícil?
(___) Bulimia? Anorexia?                                                                                                                    (___) Compra, bebe,trabalha ou joga em excesso?

NOS LIGUE

Bem, agora que você já teve uma ideia de tudo que te incomoda, anote abaixo os 5 principais, pense em qual grau, variando de 1 à 3, onde 1 é um incômodo baixo, 2 é moderado e 3 é forte e, por fim, anote também os prejuízos que cada sintoma te traz.

  • ________________________________________________________________
  • ________________________________________________________________
  • ________________________________________________________________
  • ________________________________________________________________
  • ________________________________________________________________

Agora, acredito que você tenha uma idéia das alterações que aconteceram com você e os prejuízos que trouxeram ou trazem.

As soluções para cada um são diferentes. Mas pense em cuidar de 3 pontos, isso para a vida toda e em todos os momentos da vida. Anote o que você faz hoje para cada um deles:

Corpo físico ____________________________________________________________

Corpo mental ___________________________________________________________

Corpo espiritual ________________________________________________________

 

Manter todos os dias o equilíbrio desses 3 corpos é um dos objetivos da psicoterapia Sim, acompanhamos a dedicação do paciente para com esses temas, adaptado a realidade de cada um.

Bem, espero que essa atividade sirva de reflexão para uma boa saúde, uma vida bem vivida, afinal, os dias são para viver. Muita vida em seus dias, muitos dias em sua vida !

CONTATO

Dicas de Leitura:

  • Para quem já teve vontade de morrer, indico o livro de Paulo Coelho: “Verônika decide morrer”. Lembre-se que é fundamental ler até a última página, onde nasce uma reflexão para a vida. https://www.amazon.com.br/Veronika-Decide-Morrer-Paulo-Coelho/dp/8575427954

 

 


Espero ter contribuído de alguma forma. Um abraço demorado !
Por Ednea Dias (Psicóloga)

 

Clínica de Psicologia: Terapia Cognitiva Comportamental

Horário de Atendimento flexível, das 7h até às 22h, e aos sábados. Temos agenda para essa semana ainda, nos chame no WhatsApp!

Telefone:    11 3533 1124

WhatsApp: 11 9 8493 4223

Em diversas regiões de SP (Ana Rosa, São Judas, Jabaquara, Conceição, Itaim, Interlagos, Santo Amaro, Vila Sônia, Tatuapé, Carrão, Santana, SBC, Paulista, Santo Andre, ABCD)

 

 

 

 

 

Clinica de Psicologia Dias Para Viver

Psicólogos em diversas regiões de SP, todos experientes e com atendimento das 7h às 22h, além dos sábados. Reconstruir às vezes é necessário e buscar o equilíbrio físico, mental e espiritual é base do nosso tratamento, com o foco no: Pensar, sentir e agir. O pensamento nos leva a sentir algo e esse sentimento nos conduz a uma ação. Antes de sermos profissionais, somos seres humanos. Amamos o que fazemos e nos dedicamos em estudar constantemente, ler, participar de congressos e simpósios, e trazer a melhor solução para cada um, individualmente, Ainda que seja a mesma doença, entendemos que as pessoas são diferentes, têm histórias de vidas diferentes e merecem atenção e acolhimento, olhando nos olhos delas, entendendo a dor, o conflito dela. Esperamos poder ajudar seja: Ansiedade, Depressão, TOC, Transtornos, Pânico, Compulsão, Dependência, Dificuldades em geral.

Share
Published by
Clinica de Psicologia Dias Para Viver

Recent Posts

Auto estima (baixa) pode provocar depressão?

Começamos refletindo: Você se sente valorizado (a)  e importante? Se a resposta for sim, você…

3 anos ago

Saúde Mental e Janeiro Branco

  A sensibilidade do assunto nos convida a trazer cada vez mais reflexões, e novas…

4 anos ago

Síndrome do Impostor – Eu não sou nada disso!

Síndrome do impostor Você se sente uma mentira? Uma farça? Acha que engana os outros,…

5 anos ago

Automutilação em crianças e adolescentes: o que precisamos saber

https://pebmed.com.br/automutilacao-em-criancas-e-adolescentes-o-que-precisamos-saber/ Home / Colunistas / Automutilação em crianças e adolescentes: o que precisamos saber Automutilação…

5 anos ago

Os mesmos sintomas e diferentes diagnósticos: Depressão, Anemia, Vitamina “D”, Diabetes, Ansiedade.

 Vamos entender isso?  “Doutor, o que eu tenho? Sinto cansaço, desânimo e é um sacrifício…

6 anos ago