Categories: Sem categoria

Por que está tão difícil acordar para trabalhar?

Sei que uns estão pensando: Tudo que eu queria é ter que acordar para trabalhar, nessa crise que vivemos. Mas o não conseguir acordar para trabalhar aqui, nesse caso, nada tem a ver com a crise do país, estamos falando do trabalho que está adoecendo a pessoa. Vamos lá entender melhor tudo isso, quem está passando por isso vai se identificar!

 

No trabalho:

Cada dia mais sacrifício acordar para trabalhar…

Quando ouço aquela música do fantástico dá dor no coração…

Já acordo com o coração palpitando, levantar da cama está sendo um sacrifício…

 

Esta matéria está voltada para o trabalho mas pode adaptar para outra área da vida…

 

Ou No casamento/ Namoro

Esse relacionamento me leva sempre para o céu e para o inferno…

Ansiedade para resolver logo a situação…

Vivo todos os dias uma tortura dentro de mim…

 

Bem, focando no trabalho:  difícil ir trabalhar? O que está acontecendo com você? É a primeira vez que se vê nessa situação? Qual mecanismo de defesa você usa? Como vê a solução? Curto, médio, longo prazo ou não vê a solução? Você se obriga todos os dias a sair de casa para ir trabalhar? Já chegou no ponto de ter vontade de ir morar numa casinha distante de tudo? De querer abandonar tudo?

 


 

Você está com algum desses sintomas? Quais? Quantos?

( ) Cansaço físico ( ) esgotamento emocional ( ) desânimo ( ) baixo rendimento ( ) dificuldade com gestão do tempo ( )dormir em excesso ou insônia ( )comer em excesso ( ) falta de apetite ( )não sentir prazer nas atividade como sentia antes ( ) intolerância ( )se irritar com pouca coisa ( )chorar ( )gritar ( )se esquivar de situações (se sentir covarde) ( )se culpar ( )ter medos exagerados


 

Tudo isso pode ser o termômetro que mostre que você esteja com esgotamento emocional em alguma situação pontual que repercute em outras áreas da vida e precisa fazer alguma coisa para lidar com tudo isso.

Sim, isso que te causa desconforto pode ser o sintoma de algum diagnóstico. A frequência e intensidade dos sintomas são dois pontos importantes que podem caracterizar algum diagnóstico e todo diagnóstico exige um tratamento.

Assim, se você perceber que o sacrifício para ir trabalhar está muito mais forte que o normal, procure um psicólogo pois o tempo sem tratamento poderá agravar os sintomas e trazer um tratamento mais longo.

Entender por que chegou nesse ponto, por que você reagiu assim nessa situação, por que hoje te afeta algo que antes não afetava e conhecer a maneira de lidar com tudo isso sem prejuízos tão significativos para a sua saúde, conhecer seus mecanismos de defesa, suas crenças fortalecedoras e limitantes, seus pensamentos distorcidos que te levam a sentimentos negativos e automaticamente a comportamentos inadequados. Conhecer o que está acontecendo com você e traçar comportamentos assertivos é o um  caminho indicado nesse momento.

Nem sempre conseguimos fazer isso sozinhos, assim um tratamento com um psicólogo da linha terapia cognitivo comportamental através das técnicas de mudança de comportamento seria mais indicado nesse processo de mudança e busca do equilíbrio físico, mental e espiritual.

São feitos testes de personalidade, de raciocínio lógico, atividades semanais, debate socrático, entre outros recursos para favorecer o tratamento.

O mais difícil é identificar o momento de buscar um profissional. Se tiver duvidas, converse diretamente com um psicólogo e por telefone ou whatsApp saberá se é o momento de iniciar uma psicoterapia.

(11 3533 1124 ou 11 9 8493 4223).

“A doença é uma oportunidade de transformação” (autor desconhecido)

 

                                                     Vamos saborear as oportunidades da vida?

 

Um abraço,

                                                                                                                                 Por: Psicóloga Ednea Dias

Clinica de Psicologia Dias Para Viver

Psicólogos em diversas regiões de SP, todos experientes e com atendimento das 7h às 22h, além dos sábados. Reconstruir às vezes é necessário e buscar o equilíbrio físico, mental e espiritual é base do nosso tratamento, com o foco no: Pensar, sentir e agir. O pensamento nos leva a sentir algo e esse sentimento nos conduz a uma ação. Antes de sermos profissionais, somos seres humanos. Amamos o que fazemos e nos dedicamos em estudar constantemente, ler, participar de congressos e simpósios, e trazer a melhor solução para cada um, individualmente, Ainda que seja a mesma doença, entendemos que as pessoas são diferentes, têm histórias de vidas diferentes e merecem atenção e acolhimento, olhando nos olhos delas, entendendo a dor, o conflito dela. Esperamos poder ajudar seja: Ansiedade, Depressão, TOC, Transtornos, Pânico, Compulsão, Dependência, Dificuldades em geral.

Share
Published by
Clinica de Psicologia Dias Para Viver

Recent Posts

Auto estima (baixa) pode provocar depressão?

Começamos refletindo: Você se sente valorizado (a)  e importante? Se a resposta for sim, você…

3 anos ago

Saúde Mental e Janeiro Branco

  A sensibilidade do assunto nos convida a trazer cada vez mais reflexões, e novas…

4 anos ago

Síndrome do Impostor – Eu não sou nada disso!

Síndrome do impostor Você se sente uma mentira? Uma farça? Acha que engana os outros,…

5 anos ago

Automutilação em crianças e adolescentes: o que precisamos saber

https://pebmed.com.br/automutilacao-em-criancas-e-adolescentes-o-que-precisamos-saber/ Home / Colunistas / Automutilação em crianças e adolescentes: o que precisamos saber Automutilação…

5 anos ago

Os mesmos sintomas e diferentes diagnósticos: Depressão, Anemia, Vitamina “D”, Diabetes, Ansiedade.

 Vamos entender isso?  “Doutor, o que eu tenho? Sinto cansaço, desânimo e é um sacrifício…

6 anos ago