Sempre ouço por aí: Acho que sou bipolar.
Vamos lá: Bipolar (dois polos), está relacionado com alterações de humor, o chamado oito ou oitenta… é provável que todo mundo se sinta um pouco bipolar m algum momento mas quais pontos servem de alerta para um possível diagnóstico ?
O tema de hoje é mudança de humor comuns à maioria da população e transtorno afetivo bipolar.
É bacana identificar se a pessoa se enquadra em alguns sintomas da doença, quando essas oscilações trazem prejuízos, quando são sintomas que incomodam, quando outras pessoas percebem, quando se torna sofrido. Não significa que a pessoa tenha o transtorno afetivo bipolar, mas nessa fase já é indicado que se busque o apoio de um psicólogo.
Muitas vezes o estado de mania pode não ser frequente, mas se houve um único episódio de mania e depressão, já se encaixa no diagnóstico. Outras vezes é percebido oscilações entre as fases depressivas e agressivas (ou super irritáveis).
Para facilitar o diagnóstico, anote todos os sintomas e descreva-os ao seu psicólogo e médico em detalhes. Vale reforçar a necessidade de anotar os sintomas pois são eles que vão ajudar no diagnóstico e, não se faz nenhum exame , assim, o diálogo é que vai trazer o possível sintoma. Se a pessoa esquece de descrever algum sintoma, pode significar outro diagnóstico (ex. Se a pessoa só descreve a fase de depressão, esquece que uma semana antes a essa fase estourou o cartão de crédito em compras, ou estava “pilhada”, dormindo pouco e trabalhando muito, fez plano anual na academia, se inscreveu em cursos, comprou vários livros… etc, pode ser tratado como depressão e não despertar suspeitas do transtorno afetivo bipolar.
Tipos de transtorno bipolar:
Vamos lá aos sintomas comuns em cada fase, lembrando que não precisa ter todos os sintomas:
FASE DE MANIA/ EUFORIA:
O principal sintoma é um estado de humor elevado e expansivo, eufórico ou irritável. Nas fases iniciais da crise a pessoa pode sentir-se mais alegre, sociável, ativa, faladora, auto-confiante, inteligente e criativa. Com a elevação progressiva do humor e a aceleração psíquica pode surgir outros sintomas:
(isso para a mania do Tipo I – a do tipo 2 vem com sintomas mais leves – veja no final dessa matéria a diferença)
FASE DE DEPRESSÃO
O principal sintoma é um estado de humor de tristeza, angústia, desespero ou desânimo (ás vezes as pessoas descrevem como preguiça)
Pense e veja se se identifica com alguns dos sintomas:
Por vezes o/a doente tem, durante a mesma crise, sintomas de depressão e de «mania», o que corresponde às crises MISTAS.
Bem, esse texto visa trazer informações que ajudem a pessoa a perceber relações entre ela e a doença, e que entre em contato com um especialista para o correto diagnóstico. A maioria dos pacientes demoram muito para conseguir o correto diagnóstico.
Há grandes possibilidades de controlar a doença, através de medicamentos estabilizadores do humor, cuja ação terapêutica diminui muito a probabilidade de recaídas, tanto das crises de depressão como de mania e antidepressivos.
Espero ter sido útil… veja também o link que traz o critério diagnóstico segundo a organização mundial de saúde.
http://diasparaviver.blogspot.com.br/2016/09/transtorno-afetivo-bipolar-segundo-o.html
Por Psicóloga Ednea Dias
Palavras chaves: Transtorno afetivo bipolar; transtorno do humor; bipolaridade; depressão; irritação; stress; insônia; angústia; diagnóstico; psicologia; terapia; tratamento.
Começamos refletindo: Você se sente valorizado (a) e importante? Se a resposta for sim, você…
A sensibilidade do assunto nos convida a trazer cada vez mais reflexões, e novas…
Síndrome do impostor Você se sente uma mentira? Uma farça? Acha que engana os outros,…
https://pebmed.com.br/automutilacao-em-criancas-e-adolescentes-o-que-precisamos-saber/ Home / Colunistas / Automutilação em crianças e adolescentes: o que precisamos saber Automutilação…
Vamos entender isso? “Doutor, o que eu tenho? Sinto cansaço, desânimo e é um sacrifício…
Aos que creem em Deus, a melhor saída, independente de darmos o adeus, é entregamos…