Categories: Sem categoria

Sou ansioso e só por isso preciso de psicólogo?

FRASES DE PESSOAS ANSIOSAS:

 

“Eu como uma barra de chocolate sem perceber”

“Sempre que chega a notificação de email no meu celular meu coração acelera”

“Eu fico preocupado com tanta tarefa e acabo não fazendo nada”

“Eu fico tão ansioso para chegar logo a hora de ir embora sem saber por que”

Essas são algumas frases de pessoas com ansiedade que ouvimos no consultório. As pessoas não enxergam sua ansiedade crescente e vão sofrendo caladas, sem identificar que podem tratá-la.

Vejamos os três tipos de ansiedade:

 

A ansiedade pode ser sintoma de um diagnóstico, pode ser um diagnóstico (TAG – Transtorno de ansiedade generalizada) ou pode ser uma característica da personalidade de casa um.

Como saber em qual situação cada um se encaixa? Bem, é necessária uma reflexão sobre algumas questões:

Caso 1:

Tem sintomas físicos? Palpitação , sudorese, tremores, tensão muscular, tonturas e desconforto gástrico.

Tem sintomas emocionais? preocupação excessiva,pensamentos circulatórios e repetitivos, chuva de pensamentos?

Se os sintomas forem excessivos e persistentes, provavelmente estamos falando do diagnóstico de TAG.

Caso 2:

Desde cedo pessoa tem traços de ansiedade. Podemos pensar naquela pessoa que não conseguia esperar a data certa para entregar um presente, não dormia antes de um evento da escola, tinha dor de barriga antes de uma prova, etc. Falamos de um sintoma em situações pontuais, que não incapacitava. Uma vontade muito grande de chegar ou passar logo o acontecimento, esse é o indivíduo que traz ansiedade como uma característica em sua personalidade

Caso 3

Sintomas de ansiedade desenvolvido depois de um diagnóstico, sendo um sintoma adquirido com esse diagnóstico. Ex. a pessoa nunca se percebeu ansiosa e depois do diagnóstico começa a desenvolver esse sintoma.

E AGORA, EM QUAL SITUAÇÃO DEVO PROCURAR UM PSICÓLOGO?

Sempre que estiver com prejuízos , com forte desconforto com a situação, onde traga consequências negativas.

Sempre que tiver sintomas físicos, sempre que os pensamentos desgastam, sempre que a tiver a sensação que o dia passou e sua ansiedade não te deixou fazer nada ou que a sua ansiedade te obriga a fazer as coisas na hora sem conseguir deixar para depois.

Outra coisa, a insônia está presente em bastante situações de ansiedade, além da insônia, a ejaculação precoce, alimentação descompensada, não viver em paz.

A psicoterapia cognitivo comportamental busca conhecer como as pessoas funcionam, quais são suas crenças, mecanismos de defesa e com isso, ganha conhecimento para formular, junto ao paciente, as técnicas de mudanças de comportamentos.

Tomar chá tranquilizante (camomila, erva cidreira, melissa, etc), a praticar de esportes, fazer exercícios de respiração, trabalhar a espiritualidade, tomar água constantemente, são comportamentos que favorecem o equilíbrio do corpo e mente.

Clinica de Psicologia Dias Para Viver

Psicólogos em diversas regiões de SP, todos experientes e com atendimento das 7h às 22h, além dos sábados. Reconstruir às vezes é necessário e buscar o equilíbrio físico, mental e espiritual é base do nosso tratamento, com o foco no: Pensar, sentir e agir. O pensamento nos leva a sentir algo e esse sentimento nos conduz a uma ação. Antes de sermos profissionais, somos seres humanos. Amamos o que fazemos e nos dedicamos em estudar constantemente, ler, participar de congressos e simpósios, e trazer a melhor solução para cada um, individualmente, Ainda que seja a mesma doença, entendemos que as pessoas são diferentes, têm histórias de vidas diferentes e merecem atenção e acolhimento, olhando nos olhos delas, entendendo a dor, o conflito dela. Esperamos poder ajudar seja: Ansiedade, Depressão, TOC, Transtornos, Pânico, Compulsão, Dependência, Dificuldades em geral.

Share
Published by
Clinica de Psicologia Dias Para Viver

Recent Posts

Auto estima (baixa) pode provocar depressão?

Começamos refletindo: Você se sente valorizado (a)  e importante? Se a resposta for sim, você…

3 anos ago

Saúde Mental e Janeiro Branco

  A sensibilidade do assunto nos convida a trazer cada vez mais reflexões, e novas…

4 anos ago

Síndrome do Impostor – Eu não sou nada disso!

Síndrome do impostor Você se sente uma mentira? Uma farça? Acha que engana os outros,…

5 anos ago

Automutilação em crianças e adolescentes: o que precisamos saber

https://pebmed.com.br/automutilacao-em-criancas-e-adolescentes-o-que-precisamos-saber/ Home / Colunistas / Automutilação em crianças e adolescentes: o que precisamos saber Automutilação…

5 anos ago

Os mesmos sintomas e diferentes diagnósticos: Depressão, Anemia, Vitamina “D”, Diabetes, Ansiedade.

 Vamos entender isso?  “Doutor, o que eu tenho? Sinto cansaço, desânimo e é um sacrifício…

6 anos ago