TOC – Transtorno Obssessivo Compulsivo
Trata-se de um transtorno crônico, caracterizado por um vasto número de pensamentos, ideias ou imagens intrusivas (obsessões), que irrompem involuntariamente na consciência, causando sofrimento e ansiedade. Tais obsessões frequentemente são acompanhadas por atos repetitivos e estereotipados (as compulsões), realizados com o intuito de aliviá-las. A pessoa acredita que se não fizer oritual algo de muito ruim poderá acontecer. É como se o controle da situação dependesse dos atos dela (fechar a porta, desligar o gás, higienizar as mãos, rezar para evitar algum mal à família ou a ela, etc)
A. Obsessões ou compulsões:
Obsessões, definidas por (1), (2), (3) e (4):
(1) Pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que, em algum momento durante a perturbação, são experimentados como intrusivos e inadequados e causam acentuada ansiedade ou sofrimento
(2) Os pensamentos, impulsos ou imagens não são meras preocupações excessivas com problemas da vida real.
(3) A pessoa tenta ignorar ou suprimir tais pensamentos, impulsos ou imagens, ou neutralizá-los com algum outro pensamento ou ação.
(4) A pessoa reconhece que os pensamentos, impulsos ou imagens obsessivas são produto de sua própria mente (não impostos a partir de fora, como na inserção de pensamentos)
Compulsões, definidas por (1) e (2)
(1) Comportamentos repetitivos (por ex., lavar as mãos, organizar, verificar) ou atos mentais (por ex., orar, contar ou repetir palavras em silêncio) que a pessoa se sente compelida a executar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que devem ser rigidamente aplicadas.
(2) Os comportamentos ou atos mentais visam a prevenir ou reduzir o sofrimento ou evitar algum evento ou situação temida; entretanto, esses comportamentos ou atos mentais não têm uma conexão realista com o que visam a neutralizar ou evitar ou são claramente excessivos.
Começamos refletindo: Você se sente valorizado (a) e importante? Se a resposta for sim, você…
A sensibilidade do assunto nos convida a trazer cada vez mais reflexões, e novas…
Síndrome do impostor Você se sente uma mentira? Uma farça? Acha que engana os outros,…
https://pebmed.com.br/automutilacao-em-criancas-e-adolescentes-o-que-precisamos-saber/ Home / Colunistas / Automutilação em crianças e adolescentes: o que precisamos saber Automutilação…
Vamos entender isso? “Doutor, o que eu tenho? Sinto cansaço, desânimo e é um sacrifício…
Aos que creem em Deus, a melhor saída, independente de darmos o adeus, é entregamos…