“Escravo, prisioneiro ou refém de seus pensamentos e rituais. “Eu tenho que fazer tal coisa para me aliviar de meus pensamentos”. Expressa um pouco de como você se sente? Pode ser TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)
Você não está louco, a maioria das pessoas com TOC se sente incompreendida, mas, o fato é que ela mesma não consegue se entender. Você vai falar para alguém que tem superstição 9pois ainda não conhece a doença para entender que o ritual é um dos sintomas do TOC) e ela vai falar: Não tem nada disso, é coisa da sua cabeça, é só fazer assim. Ela, como você mesmo, talvez não entende como essa doença funciona. Quando digo que você não está sozinho, é por que o mundo está cheio de pessoas com esses pensamentos intrusivos, que não está sob controle, eles brotam em sua mente, e você luta para se desfazer deles, passando a perceber que só consegue parar com o pensamento, quando faz o que o pensamento manda fazer insistentemente. Passa a se tornar cada vez mais refém deles, de seus pensamentos, sim, você não quer esses pensamentos que mandam em você, mas você não tem outro remédio para se aliviar, o jeito é obedecê-los.
Você não está só nessa dificuldade, vamos ver quem mais passa por isso?
Um famoso, com vitiligo fortíssimo e a maior parte do corpo atingido com a doença. Nã eram manchas brancas no corpo moreno, mais parecia um corpo branco com manchas pardas, uma vez que a doença era maior que a pele sã. Imagine que essa celebridade tinha TOC, não conseguia olhar para a inconformidade de sua pele. O que ele precisava? Ter a pele por igual… Foi o que fez, tratamento para ficar 100% do corpo por igual, com o branco do vitiligo. De quem estamos falando? Do incompreendido e querido Michael Jackson.
Pensamento Repetitivo, que você não consegue distrair, ele vem cada vez mais forte, te deixando com mais medo se você não fizer o que ele manda. Sim, isso você se torna refém dele. Os pensamentos te deixam fortemente angustiado.
Outra famosa:
“Cheguei a passar dez horas tomando banho, a demorar seis horas para conseguir levantar da cama e a ficar 11 dias sem comer…O TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) coloca tantas paranoias e manias na sua vida que fica quase impossível ter uma rotina, é muito ruim” Quem será essa famosa? Vamos para mais uma frase dela:
“Sentia uma eterna insegurança, uma eterna dúvida, então ia lavar as mãos de novo, pela décima vez, para garantir que estavam limpas. Estava consciente de tudo que fazia, mas não tinha controle de nada. Ficava pensando: ‘eu que controlo a minha cabeça ou ela que está me controlando?”, explicou Luciana Vendramini.
Hoje ela se sente bem, com doses baixas de medicamentos e psicoterapia cognitiva comportamental
Frases de pacientes no consultório:
Toda vez que vem o pensamento de algo ruim eu preciso orar e a cada momento vai surgindo mais palavras em minha cabeça, nomes de pessoas conhecidas, e vou sendo obrigado a rezar mais e mais, alguns precisam também fazer o sinal da cruz.
Meus pensamentos ocupam 95% de meu dia. Cuspir ou lavar as mãos virou um ato para me aliviar deles. Não consigo trabalhar, me atraso nas entregas pois meus pensamentos ocupam muito o meu tempo.
Tudo meu tem que ser em equilíbrio, se tem um quadro, tem que estar reto, se tem uma flor de um lado da mesa, tem que colocar outra de outro lado, se eu bato um braço, tenho que bater do outro, e por aí vai.
Eu me masturbo o tempo todo, sou íntegro, respeito as mulheres, mas não consigo parar com isso (existe arrependimento, falta de controle sobre os pensamentos e atos, e sensação de alívio).
Andar na calçada e pular uma cor, faixa ou alinhar os passos, pulando um quadrado, passos em sintonia, se acontecer algo, você precisa voltar e refazer, sim, precisa, não é uma vontade, é uma ordem para conseguir seguir sem o tormento dos pensamentos, falando a cada segundo para você voltar e refazer.
Você deve estar pensando, como tudo isso começa?
A mente é inundada com ansiedade, medo, mal-estar, e busca uma saída para conseguir um alívio. É aí que as compulsões aparecem: são comportamentos repetitivos que o paciente faz para se acalmar.
LEMBRE-SE SEMPRE QUE VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ… procure profissionais experientes…
Demoraria horas falando sobre o TOC, mas trago um vídeo divertido, do Rei Roberto Carlos, com o Jô Soares, dois personagens que se declararam com o TOC. Quem tem TOC sabe que isso tudo vira um sofrimento, você vai se sentindo sozinho nessa necessidade que é só sua, que só você entende e, além disso, parece que só você consegue e ajudar, parece que não dá para contar com ninguém.
https://www.youtube.com/watch?v=vmUh7A60_7Q
Como sempre,espero que a essas palavras tenham sido esclarecedoras.
Por Psicóloga Ednea Dias
Indicação de leitura: